sexta-feira, 29 de setembro de 2017

A VIDA É UM SONHO!

 
A VIDA É UM SONHO!

Tive um pesadelo cómico.
 
Sonhei  que nas eleições autárquicas de Coimbra era possível uma coligação das  oposições em torno de um único nome, contra o candidato do PS, Manuel Machado. Usando essa faculdade, a lista da troika e as duas listas independentes haviam-se aglomerado em torno de um único nome e conseguiram ganhar.
 
Alguns dias depois, consumada a tomada de posse, quando em sua casa Manuel Machado se aprestava  a fruir um merecido repouso, bateram-lhe à porta. Diante dele estavam rês vultos. Pareciam querer esconder-se de si próprios, vestidos com mantos brancos e qualquer  coisa à volta do pescoço. Curvaram-se respeitosamente. E disse o mais alto:
- “Desculpe incomodá-lo, Sr. Presidente, mas temos um grande favor para lhe pedir. Um grande favor. Queremos que aceite  retomar a Presidência  da Câmara de Coimbra .”
 
O rosto de Machado oscilou entre o atónito e o divertido e disse pausadamente: “ Mas a vossa congregação é que foi eleita.”
 
Pairou um breve silêncio. O mais gordo , finalmente decidido, num quase sussurro constrangido  acrescentou timidamente:
- “ Nós estamos cientes disso, mas não há outra solução. Precisamos de si. Estamos habituados a criticá-lo. Para isso estamos habilitados e até treinados. Alcançámos automatismos que quase passaram a guiar-nos. Mas na sua ausência quem poderemos criticar? Quem fará o trabalho para nós criticarmos? Se não houver alguém a fazer o trabalho de direcção da autarquia como poderemos criticá-lo?  E, como a crítica é a nossa  única verdadeira habilitação, sem alguém que possamos criticar não saberemos o que fazer . A Câmara vai  parar. Se nos deixar sozinhos não saberemos o que fazer “.

Foi então que acordei. Por detrás do espanto estremunhado, talvez  tenha  despontado um leve sorriso. Nós sonhamos com cada coisa !!!

Sem comentários: